O Sindicato dos Auditores do Estado de Santa Catarina (Sindiauditoria) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) lançaram, nesta terça-feira (20), uma carta-compromisso aos candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina. O documento propõe medidas eficazes de controle interno e combate à corrupção, que devem estar entre as prioridades de trabalho do próximo Governador.
Durante o evento, que lotou o auditório da Univali, em Florianópolis, o presidente do Sindiauditoria, Auditor do Estado Augusto Piazza, fez uma apresentação sobre o trabalho dos Auditores do Estado e dos oito itens da carta-compromisso. “Representamos uma categoria que cuida das despesas do Estado, controlamos uma receita superior a R$ 30 bilhões anuais e é nossa missão qualificar o gasto público que irá reverter em melhorias para a população. Esta carta-compromisso vai fortalecer o trabalho do Controle Interno e as medidas de combate à corrupção na administração pública. É com o engajamento de toda a sociedade que vamos conseguir melhorar a eficiência. Acredito na colaboração para que possamos seguir avançando nessas medidas”, defendeu.
O professor doutor Paulo Ivo Koehntopp, representando o presidente da Acafe e Reitor da UNOESC, professor doutor Aristídes Cimadon, destacou a parceria na carta-compromisso e agradeceu pela oportunidade. “Que possamos lutar por um Brasil melhor, tendo esperança nessas eleições, fazendo um movimento contra a corrupção.” O professor doutor Alceu de Oliveira Pinto Júnior, representando o reitor da Univali, professor doutor Valdir Cechinel, também integrou a mesa de autoridades e reiterou a importância do documento assinado pelos candidatos ao Governo do Estado. “O evento está sendo um sucesso, casa cheia, candidatos e seus representantes, acadêmicos e órgãos públicos. É uma honra para a universidade participar deste ato e fazer esse papel e a intermediação para o desenvolvimento dos órgãos públicos e do próprio Estado”, enfatizou.
Em três anos desde sua criação, a Controladoria-Geral do Estado de SC já soma mais de R$ 430 milhões em benefícios financeiros provenientes do trabalho dos Auditores do Estado.
Santa Catarina sai na frente com a assinatura desta carta-compromisso pelo fortalecimento do Controle Interno e com medidas contundentes de combate à corrupção no Estado. O gesto compromete o futuro chefe do Poder Executivo com as práticas de boa gestão, transparência e eficiência dos gastos públicos.
Os principais candidatos ao Governo participaram do evento ou enviaram seus representantes. Esperidião Amin (PP), Odair Tramontin (Novo), Jorge Boeira (PDT) e Ralf Zimmer (Pros) assinaram a carta-compromisso. Já Gean Loureiro (União Brasil), Jorginho Mello (PL), Carlos Moisés (Republicanos) e Décio Lima (PT) enviaram representantes. Os candidatos Alex Alano (PSTU) e Leandro Brugnago (PCO) não responderam aos contatos do Sindiauditoria e da Acafe. O envolvimento dos postulantes ao Governo de SC com a carta-compromisso é um marco importante para a Controladoria-Geral do Estado e para toda a sociedade.
Confira os principais pontos da carta-compromisso:
1. CONSOLIDAÇÃO DA ESTRUTURA ESTADUAL DE CONTROLE E COMBATE À CORRUPÇÃO;
2. REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO E NOMEAÇÃO DE AUDITORES DO ESTADO;
3. CRIAÇÃO DO FUNDO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO;
4. CRIAÇÃO DE CONSELHO DE INTEGRIDADE, GOVERNANÇA E RISCOS;
5. LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO;
6. CONSELHO DE USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS;
7. POLÍTICA DE GOVERNO ABERTO;
8. MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA.
Veja fotos do evento:











